quarta-feira, 20 de maio de 2020

Quase 5 anos depois e voltei a escrever...porque preciso desabafar sem ser julgada.
Ontem tive uma discussão séria com o namorado (mais uma) e estou sentindo as coisas piorarem cada vez mais. E, no fundo, eu sinto que insistir nessa relação é um erro, mas não tenho coragem pra enfrentar as consequências de um término ainda. Ainda mais em plena quarentena, em que eu já estou surtando por tudo e mais um pouco.
Há tempos eu não estou satisfeita e ando me sentindo mal comigo mesma nesse relacionamento. Ficar com quem te magoa é se machucar ainda mais, é tortura. Ontem eu me humilhei pra ser ouvida. Estou envergonhada por ter me rebaixado a esse ponto. Uma pessoa que não se importa com seus sentimentos e não cuida da forma como você se sente, não vale nem a pena se explicar. Fico implorando por atenção e migalhas de afeto. E li algo que deu um tapa na cara: "Se você tem que pedir pra ele te olhar, ele não pode e não quer te ver. Se você tem que explicar a ele uma coisa que te feriu, ele não estava te olhando". Alguém que diz, do nada cortando um clima,  "eu quero ter um filho e se não for com você, vai ser com outra" e depois complementa "Falei de propósito pra ver tua reação mesmo" e não vê problema nisso, eu não sei nem o que pensar. E nunca retirou o que disse, pois segundo ele, só não soube usar as palavras certas. Eu não sei quais seriam as palavras "certas" se a ideia é que é errada. Como eu fico com alguém que me desvaloriza assim?
Como eu fico com alguém que faz eu me sentir uma pessoa difícil de ser amada, de se conviver? Que faz eu me sentir louca por reclamar de algo? Eu tenho certeza que minha intuição estava certa muitas vezes. Como quando eu sentia ele distante, sem nem me tocar e beijar e me sentia rejeitada e ele dizia que era coisa da minha cabeça. Quatro anos depois veio dizer que só não me beijava mais porque eu tinha mau hálito. Ou seja, não era coisa da minha cabeça. E sei lá o que mais ele guarda pra si.
Como eu fico com alguém que, se eu pedir pra citar qualidades minha, se aborrece e diz que isso é infantil? Qual a dificuldade em falar? Ele prefere ficar com raiva e não falar. Deve ser porque não consegue achar. Aos olhos dele, só enxergo defeitos em mim mesmo. Quando ele finalmente falou algo, era como ele admirava o quanto eu era humana. Ok, legal isso. Mas sério que isso é tudo? Porque explicaria porque ele não consegue demonstrar mais afeto. Nunca nada está bom o suficiente pra ele. Ele e seus "toques", suas críticas. Ah, porque devia ter o cabelo assim, se vestir assado, agir desse modo e fazer aquilo...eu seria outra pessoa se seguisse tudo. Eu já me perdi de mim ao tentar agradar ele. Só que não me sinto mais eu e nem consegui agradar.
De uns tempos pra cá, ele está mudado. Mais cheio de si. Ontem na discussão, não foi a primeira vez, que ele explodiu de forma desproporcional a algo que eu falei. E o pior: acha que está com a razão em ser grosso porque EU provoquei isso. Quer dizer, a responsabilidade das atitudes dele são culpa minha, não dele. Agir com ignorância é o único modo possível e sou eu que causo isso, é impossível cogitar outros meios de reagir. Ele não pede desculpas porque acha que está certo em me tratar mal. E olha que foi porque ele me interpretou errado e sequer me ouviu. Eu ando extremamente magoada com essas atitudes dele. E de ele não enxergar como isso me machuca. Eu não sei mais quando eu vou falar algo e ele vai explodir assim, estou começando a ficar com medo. Medo de ele agir pior e vir botar a culpa dos atos dele em mim. E eu não sei se adianta explicar a quem não quer entender.
Só aceito tudo isso por baixa autoestima, falta de amor próprio. Porque, sinceramente, não sinto muita falta dele em si. Sinto falta de companhia. Tenho abuso e nojo de certas atitudes, acho que muitas vezes ele é dissimulado e cínico e que não tem sensibilidade, nem empatia. É uma pessoa que não procura me entender e, por isso, nunca vai conseguir.